22 de ago. de 2011

Nova passarela em Blumenau

Continuando no assunto do post anterior sobre post, vamos falar agora sobre a ponte do Centroe a passarela da Prainha, em Blumenau, que vão atravessar trechos do rio Itajaí-Açu, com projeto do Estúdio América, de São Paulo. O escritório venceu o concurso promovido pela prefeitura e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil.







A ideia do Estúdio América foi implantar novos marcos na paisagem de Blumenau. No memorial, a equipe explica que os projetos da ponte e da passarela procuraram estabelecer diálogo com a paisagem da cidade, criando, porém, novas referências no município.







Tanto a ponte quanto a passarela têm o aço como elemento principal, e o metal branco poderá receber iluminação específica conforme a ocasião, atributo que dá àquelas estruturas um caráter cênico e monumental, destacam os autores, “marcando o passar do tempo, os costumes e as festas das comunidades”.



A atenção que dedicaram aos caminhos de pedestres e ciclistas - uma alternativa saudável e ecológica à utilização do automóvel - está ligada à relevância do tema da sustentabilidade.

Ponte e passarela foram resolvidas com estruturas em arco, configuração geométrica que, de acordo com os arquitetos, equaciona a travessia do rio dentro dos limites do vão, dispensando ancoragens distantes.




No caso da ponte, eles vinculam esse desenho arqueado ao formato da ponte dos Arcos, em Blumenau. A passarela é formada por dois arcos esbeltos associados, que, “como uma borboleta, voam sobre o rio, com grande leveza”. Nela, a opção por dois níveis de tabuleiros previne conflitos entre pedestres e ciclistas.

Fonte: arcoweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário