13 de abr. de 2011

Habitações Universitárias

Projeto 1: Cité a Dock

O projeto fica em Le Havre (França), autoria do escritório Cattani Architects e compreende um conjunto de 100 apartamentos de 24m² e foi feito a partir do empilhamento de containers inutilizados numa grelha metálica. As unidades foram pensadas para estudantes e a idéia é oferecer uma unidade para cada estudante, resolvendo assim o conflito da falta de privacidade, do barulho e da rotina de cada um.


As unidades tem um banheiro, uma pequena cozinha e o restante é espaço livre. Todos foram equipados com móveis de madeira e possuem internet wi-fi gratuita.



Para assegurar o máximo isolamento térmico e acústico, as paredes do container adjacente ao exterior e aquelas que dividem as diferentes unidades foram revestidos com paredes de fogo de 40 centímetros de concreto armado de espessura, dentro de camadas de borracha para amortecer as vibrações.



Mais imagens: Pé de Ideias


Projeto 2: Keetwonen


Em 2006 a Tempohousing terminou o projecto Keetwonen, a maior vila de conteiners do mundo. O projeto compreende uma urbanização de mil unidades habitacionais para estudantes no centro de Amsterdam. Cada unidade tem 30m².


Exemplos de plantas

O prédio de metal foi comprado na china e chegou na Holanda por barco. Lá os containers passaram por uma reforma e ganharam equipamentos, como pia, banheiro, aquecedor e isolamento acústico. Quando chegaram na Holanda eles foram empilhados com guindastes e formou um prédio de 5 andares.


No complexo habitacional tem cafés, supermercado e uma área dedicada a lazer com quadra e tudo mais. As unidades são feitas em blocos e possuem uma unidade de serviços com eletricidade centralizada, internet e sistema de rede e ainda o telhado, que é integrado, drena as águas pluviais e ajuda a proporcionar dispersão de calor.

O prédio foi inaugurado em 2006 e apesar de não ter escadas abriga mais de 1100 estudantes que optaram por pagar um aluguel de 320 euros por mês, o que é super barato em comparação as outras opções na cidade.


Tudo isso deu tão certo que a empresa responsável pelo projeto já construiu outra vila num subúrbio de Amsterdam e já tem outros projetos sendo um deles um Hotel que está sendo erguido na cidade de Yenagoa, na Nigeria, só que dessa vez é lata por fora e acomodações de luxo por dentro.



Mais informações: Tempohousing




Por Jaure

Nenhum comentário:

Postar um comentário