11 de mar. de 2011

A culpa é de quem?


Quase três horas de chuva sem parar causaram o décimo alagamento do ano em Joinville. Mais de 35 pontos de enchente foram confirmados em dez bairros da cidade, causando transtornos para pedestres e motoristas, prejuízos e medo.

Aí eu me pergunto: a culpa é de quem?
Nivel do mar? Catástrofes naturais? Azar? Capeta? Noconoco.

Vamos usar um exemplo bem sucedido de como solucionar esse problema: Tóquio.


O subsolo de Tóquio alberga uma fantástica infraestrutura cujo aspecto se assemelha ao cenário de um jogo de computador ou a um templo de uma civilização remota. Cinco poços de 32 m de diâmetro por 65 m de profundidade interligados por 64 Km de túneis formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas.



A dimensão deste complexo subterrâneo desafia toda a imaginação. É uma obra de engenharia sofisticadíssima realizada em betão, situada 50 m abaixo do solo, facto extraordinário num país constantemente sujeito a abalos sísmicos e onde quase todas as infraestruturas são aéreas. A sua função é não apenas acumular as águas pluviais como também evacuá-las em direcção a um rio, caso seja necessário. Para isso dispõe de 14.000 Hp de turbinas capazes de bombear cerca de 200 t de água por segundo para o exterior. Impressionante.











Conclusão: Não existe problema insolúvel; basta querer enfrenta-lo. Nós como pensadores do espaço devemos levar isso em conta.

Fontes: A notícia, digacultura.net

por Dé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário