10 de mar. de 2011

Bolha imobiliária ou economia em expansão?

De acordo com a consultora imobiliária Global Property Guide, o Brasil tem a maior valorização imobilária do mundo!
A pesquisa foi realizada em 36 países, e mostrou a situação do mercado imobiliário mundial. Os dados foram contabilizados em períodos de 24 e 12 meses ( com data final em 30 de setembro de 2010) e trazem o Brasil como campeão na lista de lugares com a maior valorização imobiliária do mundo!

abaixo o rank com os 10+

1- Brasil: 33,5%
2- Letônia: 24,6%
3- Cingapura: 22,9%
4- Hong Kong: 20,6%
5- Israel: 16,4%
6- Austrália: 11,5%
7- Taiwan: 7,4%
8- Finlândia: 7,3%
9- Noruega: 6,7%
10- África do Sul: 5,1%

(Os valores foram calculados em moeda local, sem descontar a inflação. No Brasil, foram pesquisados os valores do metro quadrado de lançamento em São Paulo)


Ok, e o que temos a ver com isso? O presidente da Abramat, Melvin Fox, explica: " — A falta de mão de obra é o principal gargalo. Ele acontece na edificação e é claramente quantitativo e qualitativo. Para resolver isso, estamos implantando um sistema nacional de certificação e capacitação profissional para a construção civil, para criar um padrão de qualificação e garantir um currículo mínimo para 13 tipos de profissionais. "

Para os pessimistas, essa valorização do setor imobiliário brasileiro é na verdade uma bolha alimentada pelo crédito fácil. De acordo com as especulações, o tempo estimado é de 2 ou 3 anos para a bolha estourar e o país entrar em crise.

O fato é que a situação deve ser analisada com maior abrangência e levar-se em conta diversos fatores além dos citados acima, como: oferta x demanda, impostos, plano diretor etc.
Analisando deste modo, prefiro acreditar que o mercado está de vento em popa, a tendência é valorizar ainda mais e quem comprar vai se dar BEM.

Fontes: Global Property Guide; Portal Globo; revista Destaque imobiliário




Nenhum comentário:

Postar um comentário