4 de dez. de 2009

Projeto do Niemeyer em Joinville??

Esse post é dedicado a minha amiga e companheira de facul, Mayra Rodrigues :D

Ela me falou de um projeto do Niemeyer que poderia ser construído aqui em Joinville, que seria a sede da escola do Teatro Bolshoi. O Complexo Cultural Niemeyer - Bolshoi Brasil seria o maior complexo educacional e cultural da América Latina. O projeto foi criado em 2003 e o terreno que foi doado pra construção do complexo fica no Morro do Boa Vista, tem cerca de 500 mil m² e foi doado pela Fundação Cultural de Joinville.


No complexo teria um Centro Educacional com: ensino médio, biblioteca, camarins, salas de aula pra dança, estúdios de música, oficinas de figurinos e cenários, camarins, núcleos de saúde, piscinas térmicas, quadras esportivas e centro administrativo; um Espaço Cultural com: memorial, cinemas, cyber café, lojas, sala para exposições e convenções; um Teatro em forma de espiral, que lembrava o movimento das piruetas; uma Torre com 18 andares, que ia ser onde os professores, alunos, artistas e pesquisadores iriam morar; um Mirante que ficaria no 18º andar da torre e seria um local para admirar as belezas da Baía da Babitonga. O projeto todo teria em média 40 m² de área total. “É bem diferente de tudo o que já fiz. É um projeto complexo, importante para o Brasil; não só por sua arquitetura, mas por sua finalidade e por ser voltado aos jovens”, diz Oscar em uma entrevista.


Bom, segundo algumas fontes, o projeto foi deixado de lado por um tempo, até a escola conseguir se estabelecer financeiramente e conseguir a verba necessária pra construção, que é nada mais, nada menos que R$ 40 milhões. “Nesse momento a prioridade é fazer com que a escola se mantenha financeiramente. Não adianta pensar num projeto maior de construção se não tiver recursos financeiros. Estamos procurando estabilidade, ter um equilíbrio de caixa para poder enfrentar os gastos de toda a estrutura do Bolshoi”, diz o presidente do Instituto da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Valdir Steglich, em 2007. Ele diz que tem detalhes para serem acertados, e que todas as coisas devem ser colocadas corretamente pra que no futuro não surjam problemas. “Queremos construir uma instituição para a vida toda”, planeja o presidente da instituição.


Cara, se esse projeto sair vai ser muuuuitcho louco. Quem sabe em 2036 ele é construído, claro, se o mundo não acabar em 2012 :P HAHAHA [ta, isso foi palha :B]


Isso ae pessoal, mals pelo texto enorme :B


Beijos e até mais.



[pronto Luis, matou a curiosidade? :P haha]

Nenhum comentário:

Postar um comentário