11 de dez. de 2009

Holanda

Eai galerë, belezaa?? Hj eu vi um livro alts massa, falava de uns arquitetos loucos da Holanda, ai eu pensei em postar algo sobre isso :}
beijoz, Jaure :*

La Defense

La Defense é um escritório de construção que se encontra em uma pequena empresa-parque e é parcialmente cercado por edifícios. Está localizada em Almere, uma das cidades mais novas da Holanda. O La Defense contém dois volumes, que são diferentes em comprimento e altura. O pátio interno é elevado e é onde se encontra o estacionamento. A fachada voltada para a rua é de na cor prata, então ele não é muito notado porque ele ta em um ambiente de edifícios de tijolos cinzentos. A fachada é interrompida em dois lugares que dão vista para as fachadas coloridas no interior. Estes são cobertos com uma folha, que foi desenvolvida para cobrir frascos de perfume, mas nunca foi usada para isso.





Netherlands Institute for Sound and Vision


O Netherlands Institute for Sound and Vision é um edifício novo, projetado por Willem Jan Neutelings e Michiel Riedijk, e está localizado no Campus Nacional de Televisão em Hilversum. Ali está guardado todo o material audiovisual produzido na Holanda desde os primeiros dias da TV e da rádio holandesa. Ele foi projetado como um cubo perfeito, sendo metade construída no subsolo. Além dos arquivos e salas, abriga ainda um museu, transformando o local em um novo ponto de referência cultural da cidade.

Idealizado com a colaboração do artista de 65 anos Jaap Drupsteen, os painéis da fachada são impressos com imagens famosas da televisão holandesa: o ministro da justiça andando de bicicleta, por exemplo, ou Johan Cruyff marcando um gol. Por meio da tecnologia de computação, Drupsteen compactou as imagens e as fundiu no vidro.

O efeito é fascinante. As imagens são identificáveis apenas de determinados ângulos, como se o edifício tivesse sido impresso com traços frágeis de memórias compartilhadas. Mas a fachada externa também é uma crítica implícita da cultura contemporânea. A falta de clareza das imagens representa o bombardeio diário da internet, televisão, cinema e jornais, mas aqui parecem congeladas no tempo, como se estivessem temporariamente domadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário