6 de dez. de 2009

Construções Verdes

Hoje vou fazer um post sobre umas paradas que estão começando a “surgir” atualmente, que são as “construções verdes” ou “construções sustentáveis”. O assunto é muito abrangente, mas eu vou meio que resumir.

A gente pode definir uma construção verde não só pelas propostas de melhorar o uso dos recursos naturais, ou pela utilização de materiais eco-eficientes, mas também pelo estudo detalhado que é feito muito antes do projeto da obra. Essas construções serão umas das soluções mais funcionais pra diminuição da emissão de gases estufas na atmosfera.

Tipo, no começo, fazer uma construção verde pode ser mais caro que uma construção normal, mas com o passar do tempo, esse custo “diminui” porque você economiza energia elétrica e água. A diminuição do uso da energia fica em torno de 50%, mas em construções mais eficientes pode chegar a 68%.

Usar painéis solares pra captação de energia [sim, eu sei q não é barato :B buuut funciona], reutilizar água das chuvas [aaaaaaah em joinville vai ser difícil, pq nunca chove aqui], desligar as luzes que não estão sendo usadas, e tals, são maneiras de ajudar a cuidar do meio ambiente e faz sua casa ficar mais “ecologicamente correta”. E pra galera que ainda não ta pensando em construir uma casa ou um prédio, mas que quer fazer sua parte, tem vários jeitos de ajudar, por exemplo, subir alguns degraus de escada, levar sacola de pano quando for fazer compra, assim tu não vai precisar pegar as sacolitchas plásticas do mercado, limpar o filtro do ar condicionado, e também, da pra fazer o que a galera da Ecoquê [pessoal da 4ª fase da facul] ta fazendo, que é pegar pneus velhos e transformar eles em puffs, ou juntar um monte de disquete e fazer um porta treco, latinhas de Nescau viram luminárias, entre outras idéias massas.

Voltando pras construções verdes...os defensores da arquitetura verde lembram que os ganhos com ela vão além da contribuição para o meio ambiente. Nos EUA cerca de 1,24 milhão de casas e prédios verdes são construídos por ano. E no Brasil, quantas são feitas por ano???



Acho que é isso, sei lá :B hahaha e de novo, mals pelo texto enorme HAHA
Beijos e até mais!

[créditos ao meo amigo André Catapan que deu a idéia do post :D]

Nenhum comentário:

Postar um comentário