27 de nov. de 2009

Série: Arquitetos Internacionais!





Bom pessoal, hoje eu começo a postar uma série de artigos muito bacanas com respeito a arquitetos conceituados internacionalmente. Sei que muitos leitores do blog são novos na arquitetura, por isso vou tentar abranger o assunto de forma mais clara e objetiva possível.
Hoje começo falando da arquitetura MEXICANA!


Ricardo Legorreta nasceu em 1931 na Cidade do México, formou-se em arquitetura na Universidade Nacional Autônoma do México em 1952 e desde
então tornou-se um dos principais arquitetos mexicanos. Ganhou muitos prêmios de arquitetura e já atuou como professor em diversas universidades.

Conhecido pelo hábil uso de cores vibrantes (junto com seu conterrâneo Luís Barragán) e por um processo projetual que une metodologia com forte apelo de design, ele agora se une ao filho na busca de projetos carregados de senso histórico.



Vítor Legorreta nasceu em 1966, também na cidade do México e
formou-se em arquitetura pela Universidade Iberoamericana da Cidade do México. Vitor vem trilhando os caminhos de seu pai. Atuou em diversas obras pelo mundo a fora. Morou grande parte da sua vida nos E.U.A e ja chegou a trabalhar no japão.
Atualmente é sócio do seu pai, conhecidos como LEGORRETA + LEGORRETA.


Ultimos Projetos da dupla:

La Purificadora: É um pequeno ‘hotel-boutique‘ na cidade de Puebla, cidade fundada por espanhóis em 1531 e que hoje é parte do patrimônio histórico mundial da UNESCO. O edifício de pedra, que antes era uma estação de tratamento e engarrafamento de água, dá nome ao hotel. Grande parte da arquitetura foi mantida, estabelecendo-se um interessante diálogo entre os métodos construtivos vernaculares e a decoração arrojada e contempoânea.






Atualmente os Legorretas estão trabalhando aqui no Brasil. O projeto ainda está em fase desenho; chama-se Casa Itacaré que fica localizada na Bahia.O projeto consiste em uma residência que se integra com a paisagem local.Sem intervenções urbanas, a conexão é feita através de caminhos e jardins que se intercalam criando uma identidade própria ao local.
O conceito da casa é criar um volume discreto e leve, onde a natureza possa penetrar invadindo a casa através dos espaços abertos.





Se quiser conhecer mais sobre o trabalho da dupla acesse www.legorretalegorreta.com
Abraços pessoal e até o próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário